O programa de gerenciamento de risco ou simplesmente pgr, sigla pela qual é popularmente conhecida, é um sistema utilizado para a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), utilizando documentos físicos ou através de um sistema eletrônico, em que estão registradas as informações sobre os riscos identificados e as medidas tomadas para prevenção.
Fazem parte do pgr os seguintes documentos:
- Inventário de Riscos Ocupacionais - onde constam as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, estabelecendo as necessidades de medidas de prevenção;
- Plano de Ação - onde são descritas as medidas de prevenção a serem introduzidas, atualizadas ou mantidas, eliminando, reduzindo ou controlando os riscos ocupacionais.
A elaboração do pgr é obrigatória para todos os empregadores que possuam colaboradores contratados em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), exceto para aquelas de pequeno porte e que não apresentam exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos.
Para auxiliar na elaboração desses documentos, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa especializada, assim como a Segmed Rio.
Saiba mais sobre o pgr
Na Segmed Rio, você encontra a solução que busca ao se tratar de assessoria em segurança e medicina do trabalho, com profissionais qualificados que auxiliam em todas as etapas, renovação de documentos, exames periódicos e demais questões.
Seu atendimento abrange todo o estado do Rio de Janeiro e entre seus principais diferenciais estão o atendimento personalizado, que leva em consideração todas as particularidades da empresa e o cumprimento de todas as exigências do novo eSocial.
Fale com a equipe especializada da Segmed Rio para esclarecer todas as suas dúvidas com os profissionais.