O e-Social é uma iniciativa recente que tem por objetivo básico a centralização de informações tanto trabalhistas quanto previdenciárias de empresas.
Outra finalidade do e-Social é buscar auxiliar todos os envolvidos na contratação regida pela CLT, ou seja, empregadores, empregados e governo.
Trata-se de uma forma mais eficaz de tornar a comunicação e o cumprimento da lei mais efetivos.
No campo da medicina do trabalho, no e-Social, cabem aos profissionais envolvidos nesta área os eventos relacionados à Segurança e Saúde do Trabalho (SST).
Assim, cabe à clínica de medicina do trabalho participar de todas as etapas da elaboração de eventos ligados aos códigos S-2220 e S-2240.
O código S-2220 diz respeito ao Monitoramento da saúde do Trabalhador, já o S-2240 aborda as Condições Ambientais do Trabalho.
Todavia, ainda existem muitas dúvidas sobre quem é o responsável por gerar os arquivos em XML para enviar ao e-Social.
É importante esclarecer que este envio pode ser realizado tanto pela clínica de medicina ocupacional quanto pelo contador ou pela própria empresa envolvida.
Portanto, o mais prudente neste momento é se adequar às exigências da lei, por meio de uma clínica de medicina do trabalho que seja confiável.
Procurando por e-Social?
A Segmed Rio foi fundada no ano de 1992 com o objetivo de garantir a cada um de seus clientes prestação de serviço médico executado por profissionais altamente qualificados.
A empresa personaliza o atendimento de acordo com a necessidade da sua empresa, atendendo a todas as exigências do novo eSocial.
Entre em contato e saiba mais.