Empresa
A Segmed Rio surgiu no Rio de Janeiro no momento em que a indústria naval agonizava entregue a interesses políticos sindicais.
Ocasião em que a indústria puramente nacional já atuava apenas em serviços de manutenção e a multinacional de origem japonesa, executava suas últimas obras em cumprimento de contratos pré- estabelecidos, perdendo terreno para países asiáticos que por sua vez apresentavam propostas imbatíveis.
Nesta época (1992), as rotinas seguidas por parte do SESMT (Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) na ISHIBRÀS, eram próximas do que só hoje é exigido pelo Ministério do Trabalho, com a diferença que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, como é denominado hoje, recebia o nome de Programa de Metas em Medicina do Trabalho que ao final do ano gerava um relatório que era traduzido e enviado para a matriz no Japão.
Na Engenharia de Segurança o PGR, antes chamado de PPRA, recebia outra denominação, mas possuía rotinas semelhantes no aspecto preventivo, envolvendo todos os funcionários em programas participativos de Qualidade em Segurança do Trabalho, tais programas levaram o Estaleiro a detenção de vários prêmios de segurança em concursos promovidos por entidades, a nível Nacional, como a ABPA, SESI, FIRJAN, Revista Proteção, entre outros.
Esta visão prevencionista era estimulada, nesta época por uma cultura oriental que criava um diferencial enorme, no ambiente de trabalho.
Formando situações em que o operário era responsável pela limpeza e pela arrumação de seu setor, participava periodicamente de círculos de qualidade, programas incentivados de sugestões e segurança e qualidade, participando diariamente da ginástica matinal de aquecimento antes do início das atividades.
A Segmed Rio foi criada por engenheiros e médicos oriundos deste ambiente, e tem como meta a aplicação desta doutrina divulgando a visão de que a segurança perfeita só existe com a participação de todos.